INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS DE JESUS (Parte II) 27/10/2002

"Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus."(Ef 3,17-19)

Amados irmãos no amor de Cristo!

Depois do IMJ-01 recebi muitos comentários e sugestões... a idéia está crescendo. Compete a nós irrigá-la com amor para que produza frutos bons.

Tenho encontrado pelos chat's pessoas de grande criatividade, habilidade no uso dos recursos da internet e bastante tempo disponível para navegar, além de muita simpatia para acolher a todos e mandar mensagens cativantes de fé e de amor.

Naturalmente ninguém pode dar aquilo que não tem; por isso devemos ser muito abertos ao amor de Deus para que, tendo a nossa alma iluminada, também possamos ser luzes para os nossos irmãos.

Hoje eu gostaria de apresentar algumas dicas técnicas que apesar de serem obvias para muitos, ainda não são bem dominadas por outros:

Podemos ter várias páginas abertas ao mesmo tempo e assim, nos intervalos dos diálogos do chat, pesquisar temas que possam nos ajudar no próprio chat. Basta clicar uma outra vez no ícone de internet ou simplesmente apertar CTRL + N e na barra de endereços da nova página escrever o endreço (por exempo: www.cancaonova.com).

Para retornar ao chat que deve ter permanecido aberto basta usar as teclas ALT + TAB.

Para copiar um texto de uma página para o chat, basta selecioná-lo(com o mouse), copiá-lo(CTRL + C), mudar-se para o chat (ALT + TAB) e alí colá-lo (CTRL + V). Tudo isso pode ser feito também com outros comandos como p.ex. os ícones da barra de ferramenta na parte superior da tela ou os comandos do menú, tambémna parte superior da tela e que se acessam com o mouse.

Boa prática é manter um arquivo aberto a quando encontrarmos coisas importantes (mensagens, orações...) irmos colecionando-as. Servirão para mandar para nossos amigos e para usarmos como mensagens iniciais (para puxar conversa) no chat ou para dar nova vida quando se percebe que o papo está "perdendo nível".

Sempre que encontramos um site interessante, que pode ser útil como fonte de informação ou formação para a nossa missão, devemos anotá-lo. A melhor maneira é clicar sobre o endereço e quando ele se tornar azul, usar (CTRL + C) para copiá-lo e logo a seguir colá-lo (CTRL + C) no nosso arquivo de utilidades. De forma semelhante se pode fazer também com mensagens ou endereços que apareçam no chat. Para páginas inteiras basta clicar em "arquivo", "salvar como...". Pode-se criar uma pasta ou reservar um disquete só para organizar estas coisas...

Se o chat rola muito veloz, podemos desmarcar a opção "rolagem automática" para que não perdamos alguma mensagem para nós enviada, porém teremos que adiantar o texto manualmente para ver as novas mensagens que chegam.

Devemos procurar conversar "em público" a não ser que o outro peça para falar "em reservado" ou que o assunto se torne muito particular. Já quando se trata de dar o e-mail, devemos dá-lo em particular por questão de segurança. Falo isto porque quando se trata de conselhos gerais ou de mensagens de otimismo, é bom que os outros também compartilhem da luz que o Senhor vai colocando em nossos pensamentos na hora de escrever...

Ninguém é tão inexperiente que não saiba dizer: "seja bem vindo!", "A paz de Jesus para XXXXX que acabou de chegar!", "Jesus te ama!", "Coragem, Deus te ajuda a caminhar!", "Conte com minha oração" (e reze mesmo), "todos nós temos dificuldades, mas não podemos desanimar", "gostaria de continuar o contato com você; poderia me dar o seu e-mail ou pegar o meu?", "que vc tenha um dia abençoado", "permaneçam na paz!".

A Palavra de Deus continua sendo a melhor fonte de mensagens para alcançarmos o coração das pessoas e conquistá-lo para Cristo.

Apresento agora alguns sites que me são muito úteis como informação ou como fonte de material católico:

www.vatican.va

O site oficial da Igreja Católica. Contém os documentos mais atuais da Igreja (p.ex.: a nova carta do Papa sobre o rosário) em todas as línguas (inclusive o português, claro).

www.cnbb.org.br

Site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Além de muitos documentos, contém notícias da Igreja do Brasil inteiro.

www.veritatissplendor.org

Contém muito material de formação cristã; é muito útil para ampliarmos nosso conhecimento teológico e doutrinal.

www.cancaonova.com

Notícias, formação, bate-papo (chat).

Outros chat's com salas católicas:

www.papocatolico.com

www.terra.com.br

www.uol.com.br

Quais outros vc conhece?

www.kixiki.com.br

Apenas um dos tantos sites com belos cartões que podemos enviar para o e-mail para nossos amigos.

São muitas as coisas que poderíamos tratar sobre internet. Gostaria de continuar recebendo suas idéias, propostas ou dificuldades.

Tenho ainda muitos temas sugeridos por vocês para tratar, mas por hoje já escrevi muito.

Permaneça na paz, fiel e praticante da Palavra do Senhor como Mãe Maria. Que Jesus lhe abençoe!

Francisco Ferreira.