INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS DE JESUS (Parte IV) 01/12/2002

"A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai. Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo." (Mc 13,32-33)

 

Queridos irmãos-amigos, que a graça e a paz de Jesus estejam com todos vocês!

        Eis que já estamos no advento; tempo de esperar o Senhor que vem; tempo de purificar os nossos corações; de endireitar as estradas para que passe o Rei da Glória, Jesus.

        A liturgia deste belíssimo tempo litúrgico nos convida a uma reflexão da vinda de Jesus sob três aspectos: Cristo que veio; Cristo que vem; Cristo que virá.

        O primeiro fundamento da nossa fé cristã é o próprio Cristo que se fez solidário com a humanidade decaída pelo pecado e vindo habitar em meio a nós, com seu nascimento, vida, morte e ressurreição reabriu as portas do céu para todos aqueles que o aceitam e se deixam conduzir por Ele ao Pai.

        O segundo fundamento da nossa fé é o mesmo Cristo que podemos receber todos os dias (Eucaristia) e que por meio do seu Espírito Santo nos sustenta na caminhada. Com Ele tudo podemos pois é Ele que nos fortalece (Fil 4,13). Ele se identifica ainda com o nosso próximo, especialmente aqueles que mais sofrem e tem em conta cada gesto de caridade que tivermos para com eles, tomando-os para si e garantindo a reconpensa.

        O terceiro fundamento de nossa fé é o Cristo que virá. Que alegre esperança do cristão, que do seio da Igreja, movido pelo Espírito diz: "Vem, Senhor Jesus!" (cf Ap 22,17.20): "O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!" A Promessa do retorno definitivo de Jesus, longe de ser um motivo de medo para o cristão é o motivo da sua perseverança e de um desejo de trabalhar como servo fiel para que o Senhor o encontre vigilante no seu serviço de ser, como Ele mesmo falou, sal da terra e luz do mundo, construindo já agora a paz futura que Ele mesmo nos dará de forma definitiva.

        O advento é, pois, tempo de conversão e de esperança; de olho no passado que se faz continuamente presente e que aponta para o futuro seguro do retorno do Senhor, perseveremos na esperança e no testemunho, conduzindo fielmente a pequena luz que Ele nos confiou e estejamos atentos e operantes sempre; o mesmo Deus que coloca em nossos corações os planos bons, nos ajude a trabalhar por eles, para Ele.

       

        Além desta reflexão sobre o advento, quero relatar uma das muitas bênçãos que Deus me tem concedido: dia 25/11 falei com o Santo Padre, João Paulo II: foi uma alegria indescritível poder ir visitá-lo junto com D. Irineu (Bsipo de Cachoeira do Sul - RS); o nosso Papa, apesar dos seus 82 anos de idade e 24 de pontificado, é de uma jovialidade admirável. Nos poucos minutos que pude estar perto dele eis que ele me deu um terço e disse em português: "é pra rezar!". Beijei suas mãos, canais das bênçãos de Deus, e saí muito feliz; agora repasso para vocês a ordem recebida: "é pra rezar!". Rezemos por um mundo mais justo, pela paz nas nações e nas famílias, pelo anúncio do Evangelho e pela conversão dos pecadores, a começar por nós mesmos.

 

        O que apresentarei a seguir é um pouco dos muitos materiais que vocês mesmos me enviam; são versículos bíblicos, frases de santos, mensagens diversas que me alegraram e como a graça é por si mesma difusiva, quero compartilhá-la com todos. Muito deste material tem me servido nos chat's para estimular o diálogo; basta selecionar pequenos trechos, copiar e colar. Salvem esta página e a tenham sempre disponível quando estiverem nas salas de bate-papo, mas lembrem-se: a acolhida e o carinho da atenção pessoal ainda é o melhor caminho para sermos bons amigos, na internet e antes ainda, fora dela.

        Um abraço,

        Francisco Ferreira

 

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." (Fil 4,4)

 

"Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom." (Gn 1,31a)

 

"E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha."(Mt 7,25)

 

"O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos telhados pregai-o".(Mt 10,27)

 

"...e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte." (2Cor 12,9-10)

 

"E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." (Jo 17, 20-21)

 

"Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou"(Rm 8,37)

 

"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples" (Sl 19,7)

 

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8,28)

 

"Nada te perturbe; nada te amedronte; tudo passa; a paciência tudo alcança; a quem tem Deus nada falta; só Deus basta." (Santa Teresa d'Avila)

 

"Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus". (Santa Teresinha)

"Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de
me apropriar de Tua chama." (Santa Teresinha)

"Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus..."(Santa Teresinha)

"... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela". (Santa Teresinha)

"Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar
para o céu em lugar de chorar..." (Santa Teresinha)

"O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo".(Santa Teresinha)

"Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus".(Santa Teresinha)

"Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..." (Santa Teresinha)

"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!" (Santa Teresinha)

"Que felicidade poder dizer: "Estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus".(Santa Teresinha)

"Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde
a nossa dor". (Santa Teresinha)

"Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo..." (Santa Teresinha)

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!" (Santa Teresinha)

"Parece-me que agora nada me impede de levantar vôo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor". (Santa Teresinha)

"Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria". (Santa Teresinha)

"Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina".(Santa Teresinha)

"Estou longe de praticar o que entendo, mas o desejo que tenho de praticar é suficiente para me dar a paz".(Santa Teresinha)

"O Bom Deus me fez compreender que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar..." (Santa Teresinha)

"... Ó meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria..." (Santa Teresinha)

"Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade".(Santa Teresinha)

"Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros". (Santa Teresinha)

"Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé". (Santa Teresinha)

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha". (Santa Teresinha)

"O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!" (Santa Teresinha)

 

"Deus é como o sol da manhã. Se você fecha o seu quarto por inteiro, o sol não entra. Se você deixa um buraquinho na janela, o sol entra um pouco; o suficiente para lembrar que ele existe. Se você abre uma parte da janela, ele entra mais. Se você escancara portas e janelas, ele inunda o quarto de luz. Se o quarto estiver em trevas, não culpe o sol."(Pe. Zezinho)

 

"Deixe Deus ser seu amigo. Talvez doa algumas vezes, mas, com Ele por amigo, você nunca mais conhecerá a solidão. É que Deus nunca está longe: na maioria das vezes está  perto... E, em certos momentos, está dentro da gente. Deixe o sol entrar...  Deixe Deus ser seu amigo!  Você vais ver como sua vida se inundará de sabedoria..." (Pe. Zezinho)

 

Aprendendo com Madre Tereza de Calcutá    
O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil? Errar. O maior obstáculo? O medo. O maior erro? Abandono. A raiz de todos os males? O egoísmo...

A distração mais bela? O trabalho. A pior derrota? O desanimo. Os melhores professores? As crianças. A primeira necessidade? Comunicar-se...

O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais. O maior mistério? A morte. O pior defeito? O mau humor. A pessoa mais perigosa? A mentirosa. O pior sentimento? O rancor...   

O presente mais belo? O perdão. O mais imprescindível? O lar. A rota mais rápida? O caminho certo. A sensação mais agradável? A paz interior...  

A proteção efetiva? O sorriso. O melhor remédio? O otimismo. A maior satisfação? O dever cumprido. A força mais potente do mundo? A fé'. As pessoas mais necessárias? Os pais. A mais bela de todas as coisas? O amor.       
 

 

"A verdadeira amizade é como a saúde perfeita, seu valor raramente é reconhecido até que seja perdida" (Charles Caleb Colton)

 

"Se todos meus amigos tivessem que pular de uma ponte, eu não pularia com eles; eu estaria no fundo para pegá-los"

 

"Todos ouvem o que você diz. Os amigos escutam o que você fala. Os melhores amigos prestam atenção ao que você não diz".

 

"Um amigo é alguém que sabe a canção de seu coração e pode cantá-la quando você tiver esquecido a letra"

 

 

Ontem? Isso faz tempo! Amanhã? Não nos cabe saber...

 

Amanhã pode ser muito tarde: Para você dizer que ama; Para você dizer que perdoa; Para você dizer que desculpa; Para você dizer que quer tentar de novo...

 

Amanhã pode ser muito tarde: Para você pedir perdão; Para você dizer: Desculpe-me,  o erro foi meu!...O seu amor, amanhã, pode já ser inútil; O seu perdão, amanhã, pode  já não ser preciso; A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada; A sua carta, manhã,  pode já não ser lida; O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário; O seu  braço, amanhã, pode já não encontrar outros braços... Porque amanhã pode ser   muito... muito tarde!

 

Não deixe para amanhã para dizer: EU AMO VOCÊ! ESTOU COM SAUDADES DE VOCÊ! PERDOE-ME! DESCULPE-ME! ESTA FLOR É PARA VOCÊ! VOCÊ ESTÁ TÃO BEM!...

 

Não deixe para manhã O SEU SORRISO, O SEU ABRAÇO, O SEU CARINHO, O SEU TRABALHO, O SEU SONHO, A SUA AJUDA...

 

Não deixe para amanhã para perguntar: Por que você está triste? O que há com você? Ei!... Venha cá, vamos conversar... Cadê o seu sorriso? Ainda Tenho chance?... Já  percebeu que eu existo? Estou com você. Sabe que pode contar comigo? Cadê os  seus sonhos? Onde está sua garra?...

 

Lembre-se: AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE!

Procure. Vá Atrás! Insista! Tente Mais Uma Vez! Só Hoje É Definitivo! Amanhã Pode  Ser Tarde... Muito Tarde!... Seja Feliz... Hoje!!!!!!

 

AMOR DE MÃE 
Se você quiser pensar no que ha de mais belo na natureza, por certo ira concluir que é o amor materno. Se voltar o seu pensamento para alguém de quem você se esquece, mas não se esquece de você, pensara em sua mãe. Se imaginar alguém que só se alimenta depois que você se alimenta, que só dorme depois que você chega, será sua mãe. Se descobrir que uma mulher se ajoelha diante da imagem da Virgem Maria e reza, chorando, por sua felicidade, saberá que ela é sua mãe.
Eu vi minha mãe rezando aos pés da Virgem Maria. Era uma santa escutando o que outra Santa dizia.

 

ORAÇÃO PELOS AMIGOS    
Pai, eu Lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem.
Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder.      
Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito deles neste momento.
Onde houver dor, conceda-lhes Sua paz e misericórdia.    
Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles.      
Onde houver cansaço ou exaustão, peço-Lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a Sua direção.    
Onde houver estagnação espiritual, peço-Lhe que os renove, revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor.    
Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhes Sua coragem.  
Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida deles.        
Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os.   
Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que tem no Senhor para derrotá-las.       
Peço-Lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus.

 

Dicas infalíveis!!! veja 10 dicas para manter a paz em sua casa.       
1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.    
2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.       
3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.   
4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.    
5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e  diversões que incentivam a violência.        
6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis,  buscando em tudo o seu lado positivo.   
7 Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.        
8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma  verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.   
9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.     
10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.      
Canção Nova - Fonte: Rádio Rainha da Paz  

Brilho
Uma luz, apenas, pode fazer uma grande diferença quando temos somente escuridão em volta. Quando você acende uma luz numa sala iluminada, a diferença é mínima. Mas quando você acende  uma luz numa sala que estava totalmente escura, você modifica de forma significativa o ambiente. A luz revela possibilidades. Ela faz os obstáculos parecerem menos ameaçadores.
A luz deixa as situações mais claras e fáceis de resolver. Quanto mais você estiver rodeado de negatividade, maior será o impacto de manter-se positivo. Apenas uma pessoa que insista em dizer "sim, vamos conseguir", e que de forma contínua trabalhe para fazer as coisas acontecerem,  alcançará resultados magníficos.
Se você só consegue sentir energia negativa à sua volta, encare isso como uma oportunidade. Considere a diferença que você pode fazer com seus pensamentos e suas ações positivas.
Acenda a sua própria luz, e aqueles que estiverem por perto não poderão deixar de enxergá-la. E quanto mais escuro estiver à sua volta, mais a sua luz brilhará.

 

O DEDÃO  
Um de meus amigos ia toda quinta-feira a noite a uma piscina coberta. Sempre via ali um homem que lhe chamava atenção: ele tinha o costume de correr até a água e molhar só o dedão do pé.   
Depois subia no trampolim mais alto e com um esplêndido salto mergulhava na água.
Era um excelente nadador.   
Não era de estranhar, pois, que meu amigo ficasse intrigado com esse costume de molhar o dedão antes de saltar na água.       
Um dia tomou coragem e perguntou a razão daquele hábito.     
O homem sorriu e respondeu: sim, eu tenho um motivo para fazer isso. Ha alguns anos, eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensina-los a nadar e a saltar de trampolim. Certa noite não conseguia dormir e fui a piscina para nadar um pouco; sendo o professor de natação, eu tinha uma chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro.       
Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente. Com os braços abertos, minha silhueta formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem".  
O professor de natação continuou: Nesse momento, pensei na cruz de Cristo e em seu significado.       
Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram a mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos  salvar por meio de seu precioso sangue.    
Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos nem compreendo por que não pulei na água. Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água.   
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido! Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se tivesse saltado, seria meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.       
Fiquei tão agradecido a Deus - que em Sua graça me permitiu continuar vivo, que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida, mas minha alma também precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessária outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar. Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a Ele.  
Naquela noite fui salvo duas vezes. Agora tenho um corpo sadio, porém o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque molho o dedão antes de saltar na água.       

O mundo precisa     
Você já esteve doente de cama, seja em casa ou em um hospital e recebeu uma visita de uma pessoa amiga?     
Já teve um daqueles dias tristes, onde nada parece dar certo e de repente alguém te liga e te elogia, fala bem de você, diz que está com saudades e até se despede com um beijo?      
Você já sentiu solidão, aquele vazio imenso e de repente chega uma mensagem ou uma carta que te levanta a auto-estima?    
Pois é, essas coisas que parecem tão pequenas, são o verdadeiro tesouro da vida, não tem preço e faz uma falta tremenda. 
Talvez você nem imagine o que é estar em um asilo afastado de parentes e amigos, já debilitado pela saúde e sem nenhuma referência de amizade no mundo exterior, quando de repente chega aquele jovem que vem com um violão cantar para todos, aquela moça que vem ler uma poesia e ouvir estórias. Não, talvez seu coração não alcance a profundidade desse momento, é algo tão mágico que até os anjos se emocionam.      
O mundo não precisa de mais armas, nem de jatos potentes, mísseis de longo alcance, ou soldados treinados para matar ou morrer com bombas amarradas na cintura. O mundo precisa de gentilezas, pequenos gestos de humanidade e de amor que possam provocar uma reação em cadeia. Funciona
assim, você diz bom dia para os seus vizinhos, amanhã eles dizem bom dia para você. Você abre a porta do carro ou da casa para o próximo, amanhã ele abre a porta prá você.
Sabe essas "coisinhas pequenininhas", esses mimos como um sorriso aberto, um abraço gostoso, um "olá, tudo bem", a paciência com os idosos, o gesto de atenção com os pais, o carinho com os irmãos. Essas coisas vão transformando as pessoas em "seres humanos", em pessoas mais leves, mais amigas e consequentemente, o mundo vai ficando cada vez melhor.    
Se todos esvaziassem os seus dramas e sorrissem mais, não estaríamos brigando por fronteiras, divisas, moedas, espaços e cargos. Os que muito tem dariam aos que menos tem, os que mais sabem ensinariam aos que nada sabem, os que mais amam seriam os mais amados, e os filhos da Terra seriam simplesmente os Filhos de Deus.       
"Nada é difícil, complicado ou insolúvel, se eu tenho ao meu lado, e posso contar com um amigo durante cada minuto de minha hora, e cada hora do meu dia. Então, bom Deus, agradeço por esses amigos maravilhosos que o Senhor colocou em minha vida."

 

Pai...
Que hoje eu possa saber fazer silêncio!   
Que os maus pensamentos se calem e que os meus ouvidos sejam surdos para más palavras e maledicências.   
Que os meus olhos possam apenas enxergar o Bem em todas as coisas por pior que elas pareçam.  
Que o meu ego se emudeça e se afaste de julgamentos e condenações.
Que a minha alma se expanda e tenha compaixão por todos os seres vivos.
Que em meu silêncio eu veja que há tempo para fazer preces pelos que já se foram.
Que eu consiga perceber cada recado Teu através das Tuas criações.
Que eu compreenda que a Tua voz é a única que me sopra a Verdade nas 24 horas dos meus dias.
Que eu ouça em cada minúsculo ser a grandeza da Tua obra.
Que eu perceba nessa grandeza o quanto és desprovido de orgulho.
Pai,
que hoje eu possa saber fazer silêncio!   
Que eu saiba calar na hora exata e nessa hora lembrar-me de observar que na música da Vida só prevalece a Tua arte ...       
... E que em meio a qualquer som Tu sempre soarás mais alto e jamais hás de calar-te. Amém!