INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS DE JESUS (Parte VI) 16/01/2005

" Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho. " (Sl 119,105)
 
Queridos amigos e amigas, graça e paz!
 
Para os que ainda não escrevi neste novo ano, saudações e desejos de um  novo tempo de alegria e esperança! Que 2005 seja o ano da prosperidade e das boas realizações nas suas vidas!
 
Apresento a seguir algumas notícias:
 
Eu continuo em Roma, até metade deste ano, terminando meu mestrado em filosofia. Depois volto para o Brasil e se Deus quiser no fim do ano serei ordenado padre em Petrolina-PE. Receba desde já o meu convite!
 
Meu fim de ano foi bem tranqüilo... Tivemos toda a programação religiosa aqui no seminário mesmo e somente na missa do dia 01 de Janeiro que participei no Vaticano, com o Santo Padre e inclusive dei a comunhão junto com muitos outros diáconos e sacerdotes.
 
Quanto aos estudos, neste ultimo semestre, estou cuidando de escrever uma tese sobre a filosofia de Jacques Maritain, que defende a união de todas as formas de saber (científico, filosófico, teológico e místico) completados pelos dons do Espírito Santo como a realização plena do homem... No fim vai dar aquilo que já sabemos... De nada vale tudo saber, se não tiver o amor de Deus no coração para dar o sentido final ao nosso viver.
 
Por conta desses estudos, tenho entrado pouco na internet e nem sempre tenho correspondido como deveria à atenção de muitos de vocês que me escrevem e com com tanta confiança e amizade, partilham comigo muito de suas vidas...
 
Tenho recebido de muitos de vocês, por e-mail ou carta, preciosas colaborações para a minha vida... Cada questionamento, cada dúvida, cada pedido de oração, cada confiança depositada, cada palavra de estímulo, cada grito por socorro... fazem um bem enorme, antes que a vocês, a mim mesmo.... Cada vez que, em oração, apresento cada um de vocês ao Senhor, cada vez que lembro diante dEle as fotos de quem já conheço, ou o nome dos outros, sou eu mesmo o primeiro beneficiado... pois quem acende uma luz é o primeiro a com ela iluminar-se. Além do mais, se é "dando que se recebe", nada melhor que oferecer orações e lhes convido a fazer o mesmo.
 
Vocês já viram que eu não tenho respostas para muitas coisas... Toda a minha certeza é que em Deus nós as encontraremos... Por isso não se desesperem e ainda que difícil, continuem a pedir, a orar, a esperar nEle pois somente assim, no tempo só a Ele conhecido, tudo será superado e compreendido. Ele não se alegra com o sofrimento de seus filhos e se permite algo difícil para nós, com certeza tem um plano muito maior por traz de tudo isso... Compete a nós não desanimar para que cheguemos à vitória esperada.
 
Aos que se dizem ateus, e ainda assim aceitam a minha amizade, que continuem na busca sincera da justiça, do respeito ao bem, na promoção dos valores morais... Temos muito em comum pelo qual vale o diálogo e a caminhada fraterna. Como eu acredito no céu, espero que ali também nos encontremos e que possamos dar boas risadas sobre essas confusões das religiões aqui na terra... Alguns cristãos talvez sejam repreendidos pelo pouco testemunho que de alguma forma contribuiu para que alguém perdesse a fé...
 
Aos irmãos não católicos, recomendo que não descuidem da oração pessoal; da participação feliz aos cultos de adoração e louvor, da leitura orante da Bíblia, do pensamento em Deus no dia-a-dia e em tudo o que fizermos, da busca do pensamento positivo e otimista para enfrentar com alegria todas as dificuldades, da amizade sincera com gente de paz e de muitas outras coisas boas que Deus vai colocando no coração de vocês...
 
Aos irmãos católicos, recomendo o mesmo que acima disse a acrescento a oração do terço, a participação à missa pelo menos aos domingos, a adoração a Jesus Eucarístico e a recordação constante do exemplo e da intercessão materna de Nossa Senhora.
 
Confiemos juntos no amor misericordioso de Jesus! A uns virá no tempo certo a restauração da harmonia familiar e a vitória do diálogo entre o casal; a outros virá a compreensão intelectual e o superação dos estudos; a uns, a conquista da auto-estima e da certeza do amor de Deus que dá valor e sentido à nossa vida; a outros, a graça de superar as tendências e os vícios, pois sabemos que não é esta a vontade de Deus pra vocês; a uns a reconciliação nos seus grupos de oração ou de amigos; a outros coragem para aprender e ensinar, testemunhando o amor de Jesus nas suas vidas e sendo mãos de Deus na paróquia; a uns um começo feliz do novo curso, da universidade; a outros um renovado impulso no novo ou no velho emprego; a uns a reconciliação com os pais ou irmãos; a outros a fidelidade nos compromissos assumidos; a uns o caminho de volta, aos braços do Pai; a outros o envio missionário ao meio do povo de Deus, a todos, enfim, a graça e a paz e a certeza feliz de estar caminhando nos caminhos traçados por Deus, vencendo todos os obstáculos, sendo feliz e levando aos outros essa felicidade...
 
Recomendações internéticas: visitem o site www.fraternidadesacerdotal.net e além das coisas boas que ali temos disponibilizado, vejam os links, onde estamos colocando todos os sites legais que encontramos; mande-nos também outros que você conheça. Além desse, vejam o site Internautas Missionários de Jesus: www.websamba.com/imjesus (este) no qual colocarei também esse e-mail coletivo que estou fazendo. De ambos os sites é possível baixar uma ótima Bíblia para instalar no computador e assim, por mais uma via, estar mais perto da Palavra de Deus.
 
Meu caderno de orações conserva os seus nomes e o meu coração também! Rezem também por mim, pelo crescimento e fortalecimento da minha vocação e do meu ministério. Ontem mesmo fui a um grupo de oração na Canção Nova de Roma... Foi lindo... quem presidiu foi o Diác. Nelsinho Correia que está passando uns dias por aqui...
 
Um fraterno abraço para todos. Em Cristo,
 
Diác. Francisco Ferreira - Roma
 
www.websamba.com/imjesus