04 - A oração segundo os santos e teólogos

A ORAÇÃO SEGUNDO OS SANTOS

"O cristão rezará em todo lugar, no passeio, na conversa, nas refeições, na leitura, em toda obra razoável, de toda maneira" (São Clemente de Alexandria)

"Se a oração enfraquece, a fé morre" (Santo Agostinho)

"Para poder rezar, tenhamos fé, e se queremos que a fé que nos faz rezar não desfaleça, rezemos. A fé faz brotar a oração e a oração que brota habitua-se a pedir o fortalecimento da fé" (Santo Agostinho)

"Vive bem quem reza bem" (Santo Agostinho)

"A oração é a afetuosa expansão do espírito para Deus" (Santo Agostinho)

"Uma só oração do homem obediente é ouvida mais rapidamente que milhares de orações de um recalcitrante" (Santo Agostinho)

"Orando a Deus, com palavras ou em silêncio, clamemos a Ele com o coração" (Santo Agostinho)

"É legítimo pedir o  que é legítimo desejar" (Santo Agostinho)

"Reza bem quem vive bem" (Santo Agostinho)

"A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação" (Santo Tomás de Aquino)

"Pela oração de muitos, às vezes, se alcança o que pela oração de um só não se obteria" (Santo Tomás de Aquino)

"A oração consiste na elevação da alma a Deus" (Santo Tomás de Aquino)

"Cada um é obrigado a rezar, por que deve procurar os bens espirituais, que só por Deus são concedidos e que só podemos alcança-los por meio da oração" (Santo Tomás de Aquino)

"A oração é uma arma, que devemos manter sempre pronta para podermos nos defender nos momentos de perigo" (São João Bosco)

"Todas as nossas orações não devem ter outra finalidade a não ser alcançar de Deus a graça de seguir em tudo sua santa vontade" (Santa Maria Madalena de Pazzi)

"Quem não puder dedicar longo tempo a oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o seu coração a Deus" (São Felipe Neri)

"Não existe muita perfeição se não existe muita meditação" (São Luiz Gonzaga)

"A mais bela profissão de um homem: rezar e amar" (São João Vianney)

"Quanto mais se ora, mais se quer orar" (São João Vianney)

"A oração tira nossa alma da matéria; eleva-a tal como o fogo que enche os balões" (São João Vianney)

"A fé existe quando se fala com Deus como se falaria com um amigo" (São João Vianney)

"Quem reza se salva, quem não reza se condena. Todos os santos se salvaram e se santificaram pela oração" (Santo Afonso de Ligório)

"A oração é o grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos" (Santo Afonso de Ligório)

"Devemos rezar para saber o que Deus quer de nós e lhe pedir sua ajuda para cumprir a sua vontade" (Santo Afonso de Ligório)

"Sem oração não há vitória" (Santo Afonso de Ligório)

"As orações dos santos são como redomas de ouro, cheias de suave perfume e muito agradáveis a Deus" (Santo Afonso de Ligório)

"Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna" (Santo Afonso de Ligório)

"Quanto mais contemplamos Maria em nossas orações, meditações, ações e sofrimentos, tanto mais encontramos Jesus" (São Luiz Maria Grignion de Montfort)

"É meu desejo que todas as orações, vocais ou mentais, levem a pessoa ao perfeito amor por Mim e pelo próximo" (Santa Catarina de Sena)

"Rezar pelos que estão em pecado mortal é uma esmola muito grande" (Santa Teresa de Ávila)

"Almejemos e pratiquemos a oração já não para desfrutar, mas para ter a força de servir ao Senhor" (Santa Teresa de Ávila)

"O edifício da oração deve sempre alicerçar-se na humildade: quanto mais uma alma se mostra humilde na oração, tanto mais Deus a exalta" (Santa Teresa de Ávila)

"Quando é o coração que reza, Ele sem dúvida nos atende" (Santa Teresa de Ávila)

"A oração mental não é senão uma íntima relação de amizade, um frequente entretenimento a sós com Aquele que sabemos nos amar" (Santa Teresa de Ávila)

"Há apenas um caminho que conduz à água viva: a oração" (Santa Teresa de Ávila)

"Quem foge da oração, foge de tudo o que é bom" (São João da Cruz)

"É em teu próprio ser que podes desejá-Lo e adorá-Lo - não o procures fora de ti porque te distrairás e cansarás. Não o encontrarás nem gozarás dele com maior segurança, nem mais depressa, nem mais de perto, do que dentro de ti mesmo" (São João da Cruz)

"Entre dentro de si e trabalhe na presença do Esposo, que está sempre presente e lhe quer bem" (São João da Cruz)

"Deus está portanto escondido na alma e ali o há de buscá-lo com amor o bom contemplativo" (São João da Cruz)

"É pela oração e pelo sacrifício somente que somos úteis à Igreja" (Santa Teresinha)

"O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado que o da palavra?" (Santa Teresinha)

"Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado em direção ao céu, é um grito de reconhecimento e de amor no meio da provação como também em meio à alegria; é enfim, algo de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus" (Santa Teresinha)

"A oração? Um amigo que fala a um amigo, e sabe calar-se para o escutar" (Santo Inácio de Loyola)

"É preciso se lembrar de Deus com mais frequência do que se respira" (São Gregório Nazianzeno)

"O melhor método de oração consiste em não ter nenhum, pois não se chega à oração por técnica, mas pela graça" (Santa Joana de Chantal)

"O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus" (São João Crisóstomo)

"A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres, remédio para os doentes e preservativo para os sãos" (São João Crisóstomo)

"Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza" (São João Crisóstomo)

"A oração controla nossos afetos e dirige nossas ações para Deus" (São Bernardo)

"Ninguém tenha em pouca conta a oração, porque Deus não a tem em pouca conta; pois Ele ou dá o que pedimos, ou dá o que deve ser-nos mais útil" (São Bernardo)

"Pela oração se obtém todos os bens e a libertação de todos os males" (São Boaventura)

"Em um dia ganha o homem, pela oração, mais do que vale o mundo" (São Boaventura)

"Às vezes, se obtém mais depressa com uma breve oração, o que dificilmente se alcançaria com boas obras" (São Boaventura)

"Não sabes orar? - Põe-te na presença de Deus, e logo que começares a dizer: "Senhor, não sei fazer oração!...", podes ter certeza de que começaste a fazê-la" (São Josemaria Escrivá)

"Oração: é a hora das intimidades santas e das resoluções firmes" (São Josemaria Escrivá)

"Católico, sem oração?... é como um soldado sem armas" (São Josemaria Escrivá)

"Devagar. - Repara no que dizes, quem o diz e a quem. - Porque esse falar às pressas, sem lugar para a reflexão, é ruído, chacoalhar de latas. E te direi, com Santa Teresa, que a isso não chamo oração, por muito que mexas os lábios (São Josemaria Escrivá)

"A oração é o alicerce do edifício espiritual. A oração é onipotente" (São Josemaria Escrivá)

"Escreveste-me: "Orar é falar com Deus. Mas de quê?" - De quê? DEle e de ti: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias..., fraquezas; e ações de graças e pedidos; e Amor e desagravo. Em duas palavras: conhecê-Lo e conhecer-te - ganhar intimidade!" (São Josemaria Escrivá)

"Santo, sem oração?... Não acredito nessa santidade" (São Josemaria Escrivá)

"É uma boa oração apegar-se somente a vontade de Deus" (São Francisco de Sales)

"O pedido mais importante que devemos fazer a Deus na oração é a união da nossa vontade com a dEle" (São Francisco de Sales)

"Não te deixes levar pela pressa infundada de fazer muitas orações; mas cuida de rezar com devoção" (São Francisco de Sales)

"Começa a tua oração, seja mental, seja vocal, sempre pondo-te na presença de Deus" (São Francisco de Sales)

"Orai sem cessar; não cessa de rezar quem não cessa de agir bem" (Santo Antonio)

"Podemos rezar de três modos: com o coração, com a boca e com as mãos" (Santo Antonio)

"A primeira parte da oração deve conter o louvor; a segunda, a súplica; a terceira, pedido; a quarta, ação de graças" (Santo Ambrósio)


A ORAÇÃO SEGUNDO HOMENS E MULHERES ORANTES

"E primeiramente, aquele que se entrega à oração dispõe-se para ela colocando-se na presença de Deus, fala-lhe como a alguém que esteja presente e o escuta, preocupado em agradar a esse Presente que o vê" (Orígenes)

"Como as obras da virude e o cumprimento dos preceitos fazem parte da oração, reza sem se cansar, aquele que une a oração às obrasobrigatórias e as obras à oração. Somente assim podemos olhar como realizável a ordem de rezar sem cessar; isto equivale a considerar toda a vida do santo como uma só grande oração, da qual o que se denomina habitualmente por oração é apenas uma parte" (Orígenes)

"É preciso rezar muito mais pelos outros do que para si: 'É melhor dar do que receber'" (Charles de Foucauld)

"Visto que a oração é a expressão natural, o sinal do amor, rezemos continuamente, para continuamente amar" (Charles de Foucauld)

"Quanto mais rezarmos pelos outros, mais Deus nos cumulará de graças e, por conseguinte, mais se agradará de nós" (Charles de Foucauld)

"A oração - que pode definir-se como ato da alma que se coloca aos pés de Deus para olhá-lo em silêncio ou para olhá-lo falando-lhe - é tanto melhor quanto mais carregados de amor estiverem os olhares da alma, quanto mais ternamente, com mais amor a alma se coloca e permanece diante de seu Deus" (Charles de Foucauld)

"A oração é algo natural do homem, como falar ou suspirar, ou olhar, ou como latejar do coração enamorado. Na realidade é também uma queixa. Nossa oração não é mais do que estabelecer contato com Deus. É uma comunicação com Deus e não necessita ser com palavras e nem mesmo com a mente. A gente pode se comunicar com o olhar, com o sorriso ou com os suspiros, ou contemplar o céu, ou beber a água. De fato todos os nossos atos corporais são oração" (Thomas Merton)

"Rezar é uma coisa arriscada, e o perigo está em que as nossas próprias orações se metem de través entre Deus e nós. O que mais importa na oração não é orar, mas ir diretamente a Deus. Se a recitação de suas preces for um obstáculo à oração, corte-as. Deixe Jesus orar. Graças a Deus Jesus está rezando. Esqueça-se. Entre na oração de Jesus. Deixe que Ele ore em voce... A melhor maneira de rezar é: pare. Deixe que a oração ore dentro de voce, com o seu conhecimento ou sem ele" (Thomas Merton)

"Só há um remédio para tudo: oração. Para a falta de fé, de amor, ânimo, tentações, enfim, para todos os males e sofrimentos, o remédio é a oração. E até para a própria falta de oração, é a oração... " (Madre Maria José de Jesus)

"A oração é a linguagem do amor, é a vida do amor. Ama muito e estarás sempre em oração" (Madre Maria José de Jesus)

"É na oração que a alma conhece a Deus e o ama sempre mais cada dia" (Madre Maria José de Jesus)

"A oração consola, fortalece, anima, levanta para o céu, faz conhecer a Deus, ensina-nos a nos conhecer" (Madre Maria José de Jesus)

"A oração é o vínculo das almas" (Elisabete da Trindade)

"Podemos rezar ao bom Deus, trabalhando: basta pensar nele. Então tudo se torna doce e fácil, porque não estamos agindo sozinhos, mas Jesus está agindo conosco" (Elisabete da Trindade)

"'Pedi e vos será dado'. A oração é infalível, é preciso rezar. Deus afirmou isto formalmente. Não é um conselho, mas uma ordem" (Elisabete da Trindade)

"A oração é tão poderosa no coração de Deus! Rezemos com pereverança, sem desanimar, mesmo que devêssemos morrer sem sermos atendidos" (Elisabete da Trindade)

"É preciso consagrar tempos só a Deus. Eles não são oração mais completa do que o resto da vida, mas são necessários para que o resto da vida seja transformado em oração" (Madalena Delbrêl)

"O evangelho é um livro, então devemos lê-lo. Todavia isso não basta. O evangelho é um livro que se reza" (Madalena Delbrêl)

"Se fores ao fim do mundo, encontrarás a marca de Deus; se fores ao fundo de ti, encontrarás o próprio Deus" (Madalena Delbrêl)

"Rezar para obter a vitória e não sentir necesidade de combater, acho que é má educação" (Péguy)

"Colocar a oração fora da vida é colocar a chave justamente fora da fechadura" (Pierre Charles)

"Quando o Espírito estabelecesua morada em um homem, este já não pode deixar de orar, pois o Espírito não cessa de orar através dele" (Isaac o Sírio)

"Um homem se torna mais humano quanto mais for capaz de rezar. A oração caracteriza a humanidade do espírito. As grandes coisas da vida apenas são dadas àqueles que rezam. Sobretudo o sofrimento nos ensina a rezar" (Peter Wust)

"Um dia sem oração é como um céu sem sol e um jardim sem flores" (Papa João XXIII)

"Se verdadeiramente desejais seguir a Cristo, se quereis que vosso amor a Ele cresça e dure, deveis ser assíduos à oração. Ela é a chave da vitalidade do vosso viver em Cristo. Sem a oração vossa fé e vosso amor morrerão" (Papa João Paulo II)

"A oração nos torna conscientes de que tudo, até mesmo o mal, encontra seu principal e definitivo ponto de referência em Deus" (Papa João Paulo II)

"No silêncio da oração se dá o encontro com Deus" (Papa João Paulo II)

"A oração pode ser considerada um elemento constitutivo da existência do homem no mundo. A existência humana é 'ser direcionado para Deus'". (Papa João Paulo II)

"A oração é indispensável para perseverar na busca do bem, para superar as provas que a vida impõe ao homem por suas fraquezas. A oração é força para o fraco e fraqueza para o forte" (Papa João Paulo II)

"A oração pertence à religião cristã, na qual ocupa uma posição central. Jesus nos pede para 'orar sempre e não cessar de o fazer'. Os cristãos sabem que para eles a oração é tão essencial quanto o ar que se respira, e depois de provarem a suavidade de uma conversa íntima com Deus, não hesitam em mergulhar nela com abandono confiante" (Papa João Paulo II)

"A oração de Jesus, interior e constante, é a invocação contínua e ininterrupta do nome de Jesus com os lábios, o coração, a inteligência, no sentimento da sua presença, em todo lugar, em todo tempo, até durante o sono. Ela é expressa por estas palavras: 'Senhor, Jesus Cristo, tende piedade de mim" (Relato do Peregrino Russo)

"De tal modo Deus tudo ultrapassa, que nada se pode dizer: por isso melhor rezas a ele quando ficas em silêncio" (Angelus Silesius)

"Pára, aonde corres? O céu está em ti! Se procuras Deus noutro lugar, sempre mais o perdes" (Angelus Silesius)

"A mais nobre oração é quando o orante se transforma no íntimo naquele ao qual se ajoelha! (Angelus Silesius)

"Homem, se não sabes pedir graça a Deus com palavras, fica mudo diante dele: serás ouvido da mesma forma" (Angelus Silesius)

"A oração parece ser essencialmente uma tensão do espírito para o substrato imaterial do mundo. De uma maneira geral, consiste numa queixa, num grito de angústia, num pedido de socorro e, por vezes, converte-se numa serena comtemplação do princípio imanente e transcendente de todas as coisas" (Alexis Carrel)

"Podemos definir a oração como uma elevação da alma até Deus, ou como um ato de amor e adoração para com Aquele a quem se deve esta maravilha a que se chama vida" (Alexis Carrel)

"A oração representa o esforço do homem para comunicar-se com um ser invisível, criador de tudo o que existe, suprema sabedoria, força e beleza, pai e salvador de cada um de nós" (Alexis Carrel)

"Longe de consistir numa simples recitação de fórmulas, a verdadeira oração representa um estado místico em que a consciência se absorve em Deus" (Alexis Carrel)

"Oração é respiro da alma, oxigênio para toda nossa vida espiritual, expressão do nosso amor a Deus, combustível para cada uma de nossas atividades" (Chiara Lubich)

"A oração é essencial para o homem, ao próprio ser do homem... Pois o homem foi criado à imagem de Deus. Isto significa que lhe é possível colocar-se diante de Deus - claro que ele está diante do seu criador na condição de criatura, mas ao mesmo tempo, também como um 'tu' de Deus -; o homem está em condições de estabelecer um relacionamento com Deus, de estar em comunhão com Ele" (Chiara Lubich)

"Se, no momento presente, eu vivo a vontade de Deus, então estou em Deus. Não é necessário que a cada momento eu formule uma oração, mas que faça bem a vontade de Deus" (Chiara Lubich)

"'Rezar sempre' não significa multiplicar os momentos de oração, mas orientar a alma e toda a nossa vida para Deus: estudando somente por Ele, trabalhando, esforçando-nos, sofrendo, repousando e também morrendo somente por Ele" (Chiara Lubich)

"A oração é contínua quando o amor é contínuo. O amor é contínuo quando é único e total" (Chiara Lubich)

"O primeiro modo de orar é o chamado 'vocal', que consiste em falar com Deus utilizando-se de fórmulas pré-estabelecidas. Um segundo modo, mais perfeito, é aquele chamado, impropriamente, de 'mental', a 'oração mental', que consiste num diaálogo espontâneo, amoroso e frequente com Deus" (Chiara Lubich)

"A nossa meditação deveria ser assim: abrir a porta, olhar Jesus nos olhos e dizer: 'Estás satisfeito conosco?' Permanecemos com Ele e depois fechamos a porta. Ao terminar, não é necessário tirar conclusões" (Chiara Lubich)

"Sabe qual o momento mais belo do dia? É quando se reza, porque se fala com quem mais se ama" (Chiara Lubich)

Recebido por e-mail: de Gilberto Silva